Shibari – Lenny Niemeyer
A arte de amarrar. O shibari é um método nascido no Japão de amarração com corda usado para prender fugitivos no século 19. Depois ele passou a ser associado ao bondage e tem como ideia central os contrastes da corda apertada no corpo nu, a força e a entrega, a calma e o medo. Quem pratica o shibari diz que pode ser algo gentil ou firme, criando uma variedade de emoções que são tão flexíveis quanto a própria corda. Assim, é uma relação de confiança entre quem amarra e quem é amarrado. No backstage, um senhor especialista amarrava a corda no corpo das modelos dos quatro looks finais – e maravilhosos – que foram inspirados nessa arte.

Listras e Faixas – Reinaldo Lourenço
O estilista continua com seu trabalho de faixas, que formam listras mais largas ou finas nas peças, e vão virando pregas em outras até serem transformadas em estampas, como no conjuntinho jovem, desejável, de camisa cropped e saia aberta com fendas e ilhoses nas laterais da cintura, no listrado marinho, laranja e branco, uma das combinações da coleção. As tiras de tecido também desenham graficamente os vestidos em debruns, são espaçadas e intercaladas com tule em looks com transparência, ou costuradas formando listrados largos com vazados pontuais fazendo aparecer pedaços de pele como se o tecido tivesse descosturado.

Mãos Preciosas – PatBo
Como é comum no trabalho da estilista Patrícia Bonaldi, há muito de manual nas roupas. Vale mencionar os bordados, especialmente a jaqueta esportiva estilo varsity, que levou 30 dias para ser finalizada e é uma das peças mais bonitas do desfile. Há também uma volta ao tempo com um bordado que ela chama “linha da vovó”, que é a forma mais antiga e simples de bordar e que aqui aparece por cima de estampas feitas com canetinha.

Gueixas Tecnológicas – Adriana Degreas
Plástico transparente, tanto nos sapatos como em tops, e o brilho do vinil, junto com os recortes gráficos e geométricos das calcinhas, sutiãs, maiôs, túnicas e saias fizeram um contraponto contemporâneo e tecnológico à tradição oriental.

FONTES:
Destaques: o que você precisa saber sobre o desfile de Lenny Niemeyer. YAHN, Camila. Fashion Forward. Disponível em http://ffw.com.br/noticias/moda/destaques-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-desfile-de-lenny-niemeyer/ Acesso em 28 de abril de 2016.
Reinaldo Lourenço por ele mesmo em oito destaques da nova coleção. VASONE, Carolina. Fashion Forward. Disponível em http://ffw.com.br/noticias/moda/reinaldo-lourenco-por-ele-mesmo-em-oito-destaques-da-nova-colecao/ Acesso em 28 de abril de 2016.
PatBo se inspira no momento do Brasil para criar coleção otimista e vibrante no SPFW. YAHN, Camila. Fashion Forward. Disponível em http://ffw.com.br/noticias/moda/patbo-se-inspira-no-momento-do-brasil-para-criar-colecao-otimista-e-vibrante-no-spfw/ Acesso em 28 de abril de 2016.
Os destaques do desfile origami bain couture de Adriana Degreas. VASONE, Carolina. Fashion Forward. Disponível em http://ffw.com.br/noticias/moda/os-destaques-do-desfile-origami-bain-couture-de-adriana-degreas/ Acesso em 28 de abril de 2016.